terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Jogo de Cama em Patchwork

Exclusivamente do site da Circulo tiramos esta linda receita de Patchwork para você fazer e encantar.

 
Colcha de Patchwork



Material
2 nov. Cléa – na cor lilás (6140),
Ag. para crochê Círculo nº 1,25,
Tecidos com varias estampas para os círculos.

Tamanho – 150, cm x 220 cm

Ponto utilizado

Correntinha (corr.). Ponto baixíssimo (p.bxmo.): Introduza a ag., laç., puxe o p. e passe diretamente no p. da ag.. Ponto baixo (p.b.): introduza a ag., laç., puxe o p. e com outra laç., rem. todos os p.. Meio ponto (m.p.): laç., introduza a ag., laç., puxe o p. laç., rem. todos os p..

Ponto alto (p.a.): laç., introduza a ag., laç., puxe o p. laç., rem., 2 p. e com outra laç., rem. todos os p.. Acabamento dos círculos – siga o gráfico. Motivo – siga o gráfico. Acabamento da colcha – siga o gráfico.

Amostra – Cada motivo mede 6,5 cm de diâmetro


Execução
Motivo - Faça uma corr. de 6 p. feche em circulo e trabalhe o motivo seguindo o gráfico. Terminado o gráfico rem. e deixe à espera. Faça 77 motivos iguais. Recorte o tecido em círculo com 20 cm de diâmetro cada um, faça uma barra de 0,5 cm a toda volta de cada círculo deixando cada um com 19 cm de diâmetro.

Faça 96 peças do mesmo tamanho com estampas diferentes. Faça a toda volta de cada círculo, uma carr. de caseado (1 p.b. introduzindo a ag. no tecido, 2 corr., 1 p.b. no junto com o 1º p.b.,) em seguida trabalhe o acabamento seguindo o gráfico. Una os círculos e os motivos durante a última carr., siga o esquema de montagem.

Terminada toda montagem faça a toda volta da colcha faça o acabamento seguindo o gráfico.



Almofada de Patchwork


Materiais:
15 cm de tecido branco de poá;
45 cm de tecido textura lilás;
25 cm de tecido floral;
50 cm de manta acrílica 200 mm;
50 cm de tecido para forro;
1m passa fita;
1m fita lilás;
1m renda.

Montagem:
 
Usando uma base de corte, régua e cortador circular, corte um retângulo de 33 x 21 cm do tecido floral, 2 tiras de 10 x 33cm do tecido branco de poá, e 2 tiras de 14 x 37 cm do tecido textura lilás;

Costure as duas primeiras tiras, 10 x 33cm, ao longo do retângulo, em seguida passe para abrir as costuras;

As outras duas tiras 14 x 37cm, costure de forma contraria, formando assim um retângulo de 37 x 57, lembre-se de passar abrindo as costura;

Agora faça um sanduiche com este trabalho que será a frente da almofada, manta acrílica e um tecido para forro, utilize cola temporária para facilitar as etapas seguintes;

Faça um matelassê por todo o tecido floral, em ângulo de 45 graus marque de 5 em 5cm, costure sobre as linhas repita o processo do lado contrario;

Recosture sobre as emendas dos tecidos floral e branco de poá, pode ser um ponto decorativo;

Agora costure a renda e o passa fita em cima da emenda dos tecidos floral e textura lilás;

Alinhe esta parte do trabalho para que fique com 37 x 57 cm;

Corte dois retângulos do tecido textura lilás um de 37 x 22 cm  e outro de 37 x 47cm,  faça a bainha em um dos lados de 37cm de cada uma das partes;

Sobreponha estes dois retângulos sobre a parte da frente da almofada, direito com direito, alfinete e costure usando a medida de um pé de máquina em torno da peça, em fim passe um ziguezague para chulear;

Vire para o lado direito, passe, coloque um enchimento de 40 x 60 cm e está pronta sua almofada.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, tire dúvida, compartlhe este arquivo.