terça-feira, 5 de março de 2013

Bolsa de patchwork

Esta  matéria foi postada no site do portal do artesanato achei linda e resolvi compartilhar com vocês. A matéria original está no link do site.
Criação e execução: Cláudia Roveri (para Atelier Cláudia Roveri) Fotos: André Wittner
Use a técnica baltimore (aplicação de florais em tecido branco) para inovar suas criações


Materiais utilizados no passo a passo de patchwork:
• 30 cm de tecido claro para a parte da frente
• 0,5 metro de tecido laranja para as partes de trás, lateral e forro
• Tecidos variados para as aplicações
• 0,5 metro de manta forrobel
• 1,5 metro de cadarço de 3 cm de largura para a alça
• Linha de quilt na cor laranja
• Linha de costura 100% algodão
• Botão magnético grande
• Caneta mágica
• Ferro de passar roupa
• Alicate
• Abridor de costura
• Molde


Molde

No tecido verde, corte uma faixa de 1,5 cm em 45°, ou seja, no viés do tecido. Vire as extremidades para dentro, em toda a extensão da faixa, e vinque com o ferro. Com o molde das flores e folhas, risque no avesso do tecido dobrado, direito com direito, e costure em cima do risco. Faça uma pequena abertura em um dos lados e desvire. Aplique os recortes nos locais riscados do tecido claro com pontos invisíveis. Aplique também os fuxicos com pontos invisíveis, porém não aplique agora o fuxico grande da parte de cima, pois ele servirá para esconder o botão magnético.



Para as laterais frontais da bolsa, corte 20 retângulos de 15 x 7,5 cm em 3 cores diferentes. Costure de 5 em 5, alternando as cores. Ficarão 4 blocos de 5 faixas.

Agora, posicione o molde desta área sobre a costura feita no passo anterior. Risque 2 vezes e recorte. Repita o mesmo procedimento com outros 2 blocos, mas posicione o molde no outro sentido. Reserve.


 Corte 20 retângulos de 8 x 7,5 cm nas mesmas três cores utilizadas anteriormente. Una 10 retângulos, seguindo a mesma sequência da faixa que será colocada ao lado direito da bolsa. Una com as laterais preparadas, seguindo a sequência de cores, e termine unindo com a lateral esquerda, a qual você inverteu o molde. Dobre direito com direito, alfinete para que casem as costuras e feche toda a extensão. Desvire.

Corte o cadarço com 73 cm de comprimento. Com o auxílio de um alfinete de segurança, passe o cadarço por dentro da faixa feita no passo anterior, de modo que ele fique entre a costura do 4º retângulo, tanto do lado direito como do esquerdo. Ajeite direitinho a alça dentro da faixa e passe a ferro.



Passe um ponto decorativo em toda a extensão da faixa. Passe um ziguezague em toda a volta da faixa para facilitar na hora de fechar a bolsa. O ziguezague tem de ser passado bem próximo à extremidade do trabalho.




Coloque o forrobel na parte de trás do tecido da lateral, alfinete e passe um ziguezague em toda a volta da mesma forma. Costure a lateral da bolsa com a parte da frente, com uma costura reta. Faça o mesmo com a parte de trás. Para o forro, corte duas vezes o tamanho de uma das partes da bolsa. Junte as partes, direito com direito, fechando as laterais. 9. Coloque o forrobel na parte de trás do tecido da lateral, alfinete e passe um ziguezague em toda a volta da mesma forma. Costure a lateral da bolsa com a parte da frente, com uma costura reta. Faça o mesmo com a parte de trás. Para o forro, corte duas vezes o tamanho de uma das partes da bolsa. Junte as partes, direito com direito, fechando as laterais.


Para o bolso interno, corte um retângulo de 27 x 24 cm. Dobre, direito com direito, e costure toda a volta, deixando uma pequena abertura para desvirar. Costure em um dos forros com uma costura na borda. Feche o forro da bolsa da mesma maneira como foi fechada a parte externa, deixando uma abertura na parte de baixo para desvirar.


Desvire a bolsa para o direito e deixe o forro no avesso. Coloque um dentro do outro, ajeite as costuras da parte de cima e alfinete bem. Passe uma costura reta e desvire a bolsa pela abertura do forro. Feche a abertura com pontos invisíveis.


Com a linha de quilt laranja, passe uma costura na parte de cima da bolsa, bem no centro da costura, fazendo um falso viés.


Com o lápis, marque onde vai aplicar o botão magnético. Fure com o abridor de costura. Aplique o botão magnético na região marcada. Aplique o fuxico na parte de fora da bolsa com cola quente ou costurando-o para esconder o botão.
 Pronto, agora é só curtir a sua bolsa maravilhosa.

Quer fazer esta linda bolsa, mas está com dúvidas de onde comprar os materiais ou de como fazer ??? Visite-nos temos todo o material além do curso de patchwork na Decolores.
Quer imprimir esta receita visite o site portal do artesanato.

Um comentário:

  1. Muito Lindo Voces estao de Parabénssssssssss!!!

    ResponderExcluir

Comente, tire dúvida, compartlhe este arquivo.